website templates

HISTÓRIA

Origem da invocação - Há mais de três séculos e meio, devotos paulistanos e dos mais variados lugares do país recorrem ao auxílio e à proteção de Nossa Senhora da Penha em seu santuário nesta Capital paulista, da qual é Padroeira e cuja tradicionalíssima festa magna se celebra aos 8 de setembro, dia da natividade da Virgem Maria. Saiba mais.

A devoção na cidade de São Paulo - A devoção a Nossa Senhora da Penha chegou à América por intermédio dos colonizadores, vinda, portanto, da Europa. No Brasil, a invocação “Nossa Senhora da Penha” surge, primeiramente, em Vila Velha, antiga Capitania do Espírito Santo, com a construção de uma ermida dedicadas à Virgem Maria no alto de um penhasco. Saiba mais.

O milagre da porta -O primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora da Penha, em São Paulo, consistia no reaparecimento inexplicável da imagem no local de pernoite do viajante francês. Saiba mais.

Padroeira da cidade de São Paulo - A imagem tornou-se enormemente conhecida em toda a capital e fora dela por seus poderes miraculosos (que nunca permitiram que fosse dali retirada nem mesmo por autoridades eclesiásticas) e pelas inumeráveis graças alcançadas por seu intermédio. Isso fez com que, nos séculos XVIII e XIX, a população e a Câmara Municipal recorressem à Virgem da Penha para sanar as secas e epidemias que assolavam a São Paulo de então. Saiba mais.

A criação da Paróquia e o bairro da Penha - No decorrer do século XVIII, o povoado da Penha de França foi se consolidando economicamente e se integrando à vida da cidade de São Paulo. Em 1725 já estava construída a estrada que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, então a principal cidade do país, e que passava pela colina da Penha.
Saiba mais.

A festa - A Festa de Nossa Senhora da Penha, em São Paulo, realizada há mais de três séculos no dia 8 de setembro, precedida por uma novena solene realizada na Basílica em dois horários é uma das grandes manifestações de religiosidade popular da cidade. Saiba mais.

Endereço

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Mapa da localização

Secretaria

Seg. a Sex.:  8h30 às 17h30
Sábado: 8h30 às 16h00
(domingos e feriados fechada)

Contato

Fone: (11) 2295-4462