best free css templates

MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO 

MINISTROS

O ministro extraordinário da comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão de auxiliar o presidente da celebração na distribuição da sagrada comunhão aos fiéis, durante a missa. A principal tarefa do ministro extraordinário da comunhão, porém, é levar à Eucaristia aos enfermos. Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, visto que os ministros ordinários da comunhão são aqueles que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão.

Os ministros extraordinários da comunhão surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias.

Os ministros extraordinários da comunhão devem ser escolhidos pelo pároco entre a comunidade cristã respectiva e devem ser pessoas idôneas e com boa prática cristã. Em nossa Diocese, os candidatos, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade possível. Ao final, são admitidos pelo bispo às funções para que foram escolhidos.

Nossa Basílica conta com, aproximadamente, 20 ministros da sagrada comunhão.

Para os enfermos receberem a visita do padre ou de ministros(as) da comunhão, necessário agendar na secretaria da Basílica, comunicando endereço, telefone e horários mais convenientes.

Endereço

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Mapa da localização

Secretaria

Seg. a Sex.:  8h30 às 17h30
Sábado: 8h30 às 16h00
(domingos e feriados fechada)

Contato

Fone: (11) 2295-4462