website templates

PASTORAL DA LITURGIA

O termo liturgia vem do grego leitourgia, que significa "obra" ou "serviço público". Obra é ação e a liturgia é a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, a passagem da morte para a vida, através de sinais, gestos e palavras.

A liturgia é, portanto, ação sagrada através a qual, com o rito, na Igreja e mediante a Igreja, realiza-se a obra sacerdotal de Cristo, isto é, a glorificação de Deus e a santificação dos homens.

Nesse sentido, a Pastoral da Liturgia preza pela organização e harmonia de toda a dimensão celebrativa. De fato, para que haja participação ativa e consciente de todos, como insiste o Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), é preciso que alguém ou um grupo de pessoas pense, planeje e prepare todas as etapas, com carinho e dedicação.

Por isso, a Pastoral da Liturgia preocupa-se em reunir e refletir melhor o verdadeiro sentido da liturgia; estudar e aprofundar os temas litúrgicos; valorizar e resgatar nas celebrações os gestos de acolhida e de boas-vindas; valorizar, devidamente, demais festas de cunho religioso, devocional e popular. 

Endereço

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Mapa da localização

Secretaria

Seg. a Sex.:  8h30 às 17h30
Sábado: 8h30 às 16h00
(domingos e feriados fechada)

Contato

Fone: (11) 2295-4462