create your own website for free

SANTUÁRIO EUCARÍSTICO N. Sra. DA PENHA

Imponente, destaca-se o Santuário secular no alto da chamada “Ladeira da Penha” (a Colina Santa) com suas cores tradicionais nas fachadas e a sua torre sineira, que “compete” com os edifícios modernos próximos. Ele, que é a razão da origem do bairro e um de seus “cartões-postais”, dá as boas-vindas a todos que chegam à Penha de França.
Padre Jacinto Nunes de Siqueira, com grande zelo e devoção, administrou a sua capela dedicada a Nossa Senhora da Penha, datada, provavelmente, de 1668, e reconstruiu-a em 1673.
Em 1682, foi construída por escravos uma igreja maior que, depois de algumas reformas, originou o atual Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha (conforme se lê na inscrição que existe em uma pedra colocada no frontão da antiga igreja).
Mobirise

Santuário Eucarístico - 1904

A primitiva igreja passou por uma reforma grande iniciada em 1774 e concluída em 1801. Construída em estilo colonial simples, em taipa de pilão, com paredes de 1,20 m de espessura e que serviu de Matriz por muitos anos, foi elevada a Santuário Arquidiocesano de São Paulo pelo 1º Arcebispo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, em 20 de julho de 1909. Foi o primeiro Santuário da cidade de São Paulo. Desde o seu início, foi um centro de peregrinação e visitação de habitantes da Capital e de outros lugares e de todas as classes sociais.
Em 1923, após uma inclinação da torre, a igreja passou por uma reforma durante a qual lhes foram retiradas as paredes laterais internas, conseguindo-se mais espaço para os fiéis.
Padre Oscar Chagas de Azevedo, primeiro vigário redentorista brasileiro, em 1934, iniciou e conseguiu levar adiante a reforma que deu ao antigo Santuário a forma que apresenta até hoje. 
Mobirise

Reforma do Santuário Eucarístico - 1934

O projeto da reforma foi idealizado pelo arquiteto Dr. Francisco de Azevedo. De estilo colonial a igreja passou a ter estilo de basílica romana, conservando, porém, a fachada praticamente no seu aspecto original. Em seu interior, apresenta belíssimas obras de arte sacra. Os afrescos do forro e das paredes foram executados por Thomas Scheuche e representam Nossa Senhora Medianeira de todas as graças; os Evangelistas; Nossa Senhora da Penha, seus devotos e sua igreja; a Anunciação; a Visitação; o nascimento de Jesus; a Apresentação de Jesus no Templo; a Perda e o Encontro do Menino Jesus no Templo; as orações “À vossa proteção...” e da “Salve-Rainha” em língua latina; anjos e passagens bíblicas diversas, particularmente alusivas à Eucaristia. As paredes laterais todas foram revestidas com pinturas murais. Os vitrais foram confeccionados pela Casa Conrado e Vitrais Veneza; o altar mor, pela Marmoraria Porta. No altar mor encontra-se, no nicho central, imagem de Nossa Senhora da Penha (provavelmente, a réplica mais antiga da imagem original), ladeada pelas imagens de SantAna e São Joaquim, dispostas nos nichos laterais.
Mobirise
O santuário possui diversos altares laterais, cujos titulares são: Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus, São José e Santo Antônio. Ao lado esquerdo do presbitério encontra-se a Capela do Santíssimo Sacramento, e à direita o antigo Batistério (que abrigou, no passado, antiga exposição fotográfica histórica sobre o bairro). Nos fundos, encontra-se a sacristia, e na parte superior, antigo consistório paroquial, galerias com tribunas e o coro. Junto da entrada principal, temos, de um lado, a lojinha de artigos religiosos, e de outro, sob a torre, o velário. O piso, bastante antigo, é de azulejos hidráulicos. Sob a placa de mármore do piso da entrada do Santuário, onde está a porta principal, encontra-se um antigo degrau de pedra, imensamente desgastada pelo afluxo intenso de fiéis a essa igreja ao longo dos séculos.
Em 1982, o antigo Santuário começou a ruir, foi condenado à demolição, mas “salvo” e restaurado graças aos esforços da comunidade penhense (gentílico criado para identificar os moradores do bairro) e dos devotos de Nossa Senhora da Penha. Em 1967, foi reaberto ao público totalmente reformado. 
Mobirise
Em 1995, Dom Fernando Legal, 1º Bispo da Diocese de São Miguel Paulista, em cujo território está a Paróquia da Penha desde 1989, decretou que o antigo Santuário passaria a ser Santuário Eucarístico Diocesano Nossa Senhora da Penha, local de adoração eucarística perpétua da Diocese e onde se desenvolve intenso atendimento de confissões, além das celebrações da Missa e dos outros sacramentos.
Mobirise

Santuário 1908

Mobirise

Mobirise

Mobirise

Santuário atualmente

Endereço

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Mapa da localização

Secretaria

Seg. a Sex.:  8h30 às 17h30
Sábado: 8h30 às 16h00
(domingos e feriados fechada)

Contato

Fone: (11) 2295-4462