bootstrap themes

IGREJA N. Sra. do ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS

Na área central e histórica do bairro da Penha de França, num raio de menos de 300m, encontram-se três importantes igrejas da cidade de São Paulo: a Basílica de Nossa Senhora da Penha, o Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, construída pela antiga Irmandade dos Homens Pretos da Penha de França. O pedido da ereção dessa Capela tem a data de 16 de junho de 1802. Essa igreja é testemunha e patrimônio da luta das culturas populares afro-brasileiras, que resiste até nossos dias.

Mobirise
Acredita-se que a igreja foi construída “de costas” para o centro da cidade por ser uma igreja edificada e frequentada pelos escravos, os quais também eram sepultados em seu adro ou no seu entorno. Embora tenha passado por reformas, ainda conserva algumas características da construção original.
Por muitos anos, a Igreja do Rosário, como é chamada, foi sede também da Irmandade de São Benedito e serviu como Sala dos Milagres do Santuário da Penha e espaço de atendimento do SASP.
Seu Tombamento pelo CONDEPHAAT se deu em 1982.
Desde a comemoração dos seus 200 anos, em junho de 2002, foi retomada a antiga tradição de se festejar Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. De lá para cá, a Festa contempla manifestações litúrgicas inculturadas, de religiosidade popular, artísticas e culturais, relacionadas com o passado da Capela, desde os seus primórdios. 
Mobirise
Durante todo o mês de junho é dado espaço para levantamento e retirada do mastro, terço cantado e rezado, palestras e exposições com um tema anualmente escolhido. O Largo do Rosário é decorado de acordo com o tema. Acontecem atividades e apresentações que envolvem os alunos do bairro e região, além de homenagens a personalidades negras. 
Mobirise
No domingo, escolhido para ser o dia maior, há uma Missa Campal festiva no Largo do Rosário. Para esse dia, são convidadas Irmandades de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito da Capital e do interior, grupos de congadas e folias de reis. À tarde, acontece a procissão e a coroação dos reis. Homenagens são prestadas à Igreja, a sua Padroeira e a São Benedito.  
Mobirise
A cada ano, uma comissão é formada por membros da comunidade e de diversos organismos para a organização da Festa.
Além da Festa do Rosário, acontece na igreja, toda segunda-feira, às 11h, celebração da Santa Missa e todo 1º domingo do mês, uma Celebração Afro às 10h. Também dois Grupos de Oração se reúnem na Igreja do Rosário: “Renovados pelo Espírito” (domingos às 16h30) e “Misericórdia Divina” (Sextas-feiras às 19h30).

Para maiores informações, acesse:
http://largodorosario.blogspot.com
Endereço

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Mapa da localização

Secretaria

Seg. a Sex.:  8h30 às 17h30
Sábado: 8h30 às 16h00
(domingos e feriados fechada)

Contato

Fone: (11) 2295-4462