best free css templates

MARIA: Exemplo de Fé!

Queridos irmãos e irmãs, entramos no mês de setembro, no qual comemoramos a natividade de Nossa Senhora, isto é, o seu nascimento. Os fiéis sabem que Maria é a aurora da salvação que prenuncia a vinda do Salvador da humanidade, Jesus Cristo, o “sol nascente que nos veio visitar” (cf. Lc 1, 78). Portanto, o nascimento de Maria santíssima é já o início do cumprimento da promessa de Deus ao seu Povo.

Deus preparou Maria desde a sua concepção para que fosse a Mãe santa do Salvador. O sim de Maria ao anúncio do anjo inaugurou uma nova era: o tempo da salvação! A vinda de Jesus, o Filho de Deus, se dá por meio de Maria cujo coração era todo voltado para Deus e, justamente por isso, Ela também é capaz de ser amorosa e atenta às necessidades dos que estão à sua volta, como em Caná da Galileia (cf. Jo 2,1-11). Hoje, assunta ao céu, Ela continua atenta aos filhos que o Senhor lhe deu (cf. Jo 19,25-27) e intercede constantemente por nós. Obrigado Mãe querida!

Em Maria temos o exemplo de como viver fiéis a Deus e a Jesus, como amar os irmãos e nos colocar a serviço do Reino de Deus. neste sentido o Papa São João Paulo II dizia em sua encíclica Redemptoris Mater, n. 43, que Maria está presente no mistério da Igreja como modelo: imitando Maria a Igreja procura conservar “virginalmente íntegra a fé, sólida a esperança e sincera a caridade”. Além de figura da Igreja, “Maria ‘coopera com amor de mãe para a regeneração e formação’ dos filhos e filhas da mãe Igreja”.

Outro ponto importante que São João Paulo II ressalta neste mesmo número da encíclica é a relação que existe entre a devoção mariana e o Mistério da Eucaristia. A maternidade de Maria em relação à Igreja e seus filhos e filhas fica ainda mais evidenciada e vivida pelos fiéis “no Banquete sagrado – celebração litúrgica do mistério da Redenção – no qual se torna presente Cristo, no seu verdadeiro Corpo nascido da Virgem Maria” – daí a ligação profunda entre a devoção mariana e o culto eucarístico: “Maria conduz os fiéis à Eucaristia”.

Este ano, em nossas Eucaristias, durante nossa novena e festa de Nossa Senhora da Penha, queremos insistir neste ponto: Maria como exemplo de fé. Nos próximos anos vamos meditar sobre seu exemplo de esperança e de caridade. Ela, nossa Mãe, nos educa para vivermos conforme a vontade de Deus e como discípulos de seu Filho, como ela viveu – é a “escola de Maria”. Ela sempre nos conduz a Jesus. Ela nos ensina a confiar, a esperar em Deus, a perseverar na fé e guardá-la como um tesouro durante nossa peregrinação neste mundo. Ela nos anima a não desistirmos de trabalhar pelo Reino de Deus que um dia chegará à sua plenitude.

Lembrados das palavras do Papa Francisco na exortação Gaudete et exsultate, n. 176: “Conversar com Ela consola-nos, liberta-nos, santifica-nos. A Mãe não necessita de muitas palavras, não precisa que nos esforcemos demasiado para Lhe explicar o que se passa conosco. É suficiente sussurrar uma vez e outra: «Ave Maria...»”; a ela nos dirigimos para dizer: “Mãe, queremos seguir teu exemplo de fé. Nós queremos seguir firmes com teu filho Jesus, nós também queremos dizer nosso sim e nele perseverar! Ajuda-nos com tua intercessão materna! Roga sempre por nós, pela Igreja do teu filho, da qual tu és o membro mais iminente! Roga por nossa cidade e pelo nosso Brasil! Obrigado, Mãe, por teu sim que nos trouxe Jesus: caminho, verdade e vida!” Viva Nossa Senhora da Penha!

Pe. EDILSON de SOUZA SILVA
Pároco da Basílica de Nossa Senhora da Penha

SECRETARIA PAROQUIAL

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30
Sábado: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 16h00
A secretaria está fechada aos domingos e feriados

ENDEREÇO

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Telefone: (11) 2295-4462