html templates

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz de Deus, nosso Pai, esteja com todos vocês!

Estamos no mês de Maio, especialmente dedicado a Nossa Senhora. É neste mês que comemoramos a Festa de Nossa Senhora de Fátima, padroeira de uma de nossas comunidades. É bom você saber que teremos o Tríduo preparatório, a procissão e a Missa festiva em louvor à nossa Mãe que se dignou manifestar-se, por especial providência de Deus, a três pastorinhos em Fátima – Portugal: Lúcia, Jacinta e Francisco. A estes pequeninos Ela transmitiu a todos uma mensagem de conversão e penitência para que cessasse a guerra e se instaurasse a paz. As palavras de Nossa Senhora em Fátima ainda ecoam e continuam a nos interpelar: oração e conversão para que a paz de Deus reine no mundo.

Neste mês dedicado a Maria é bom lembrarmos-nos do exemplo que Nossa Senhora nos deixou, exemplo de alguém que em tudo buscou fazer a vontade de Deus e colaborou como ninguém para a obra da salvação. Neste sentido proponho a leitura de alguns trechos do Evangelho para meditação pessoal tendo diante dos olhos nossa Mãe e intercessora:

• Lc 1, 26ss- Anunciação: Maria diz sim e colabora com Deus.
• Lc 1, 39ss- Visita à Izabel: preocupada com as necessidades de sua prima, mostra-se servidora.
• Lc 2,19- Maria guardava tudo no coração: acatamento à vontade de Deus e contemplação para discernir melhor o sentido das coisas e realizar a vontade do Pai.
• Lc 2, 22ss- Maria fiel à Lei do Senhor, frequentadora do Templo e mulher de oração.
• Lc 2, 35- Maria sofre, mas aceita a vontade do Pai.
• Jo 2, 1-11- Maria atenta às necessidades dos irmãos e nos adverte: "Fazei tudo o que Ele vos disser."
• Jo 19, 25-27- Maria junto à cruz, oferente. Lá ela nos foi dada como Mãe.
• At 1, 14- Maria era assídua na oração.
• At 2, 1ss- Maria recebe o Espírito Santo e proclama as maravilhas de Deus na Igreja.
Vemos em tudo isso as virtudes de Maria estampadas no Evangelho: possuía alegria pela vida, como nos mostra no Magnificat; era santa no corpo e na alma; tinha espírito de escuta e silêncio; era constante na oração e no serviço; demonstrava compreensão e cuidado para com o outro; era obediente a Deus em tudo. Hoje, viva junto de Deus, continua a interceder pelos seus. Peçamos a ela a graça da fidelidade a Jesus, seu filho, e que sempre colaboremos para que o Reino de Deus continue crescendo entre nós.

O mês de Maio é também o mês em que celebramos o dia do trabalhador, no dia 01. Neste dia, pedindo a intercessão de São José Operário, vamos clamar a Deus por um Brasil mais justo e sem exclusões, com mais partilha e empregos para todos e com menos corrupção e injustiças. Rezemos para que a Reforma da Previdência contemple as reais necessidades do povo trabalhador e lhes garanta a dignidade merecida após anos de dedicação ao trabalho que ajuda a construir a nossa sociedade.

Somos também chamados por Deus, como cristãos, a dar nossa contribuição para que este mundo seja melhor, não excluindo nem discriminando ninguém, acolhendo o irmão em espírito de fraternidade, construindo a paz e evitando a violência. A exemplo de São José façamos do nosso trabalho cotidiano uma oferta ao Senhor, O qual, na sua providência, cuida de nós e deseja que todos vivam com dignidade.
Queridos irmãos desejo que, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, Deus abençoe em Jesus e no Espírito Santo a todos vocês e suas famílias.

Um abraço carinhoso de seu irmão e presbítero, para servir,

Pe. EDILSON de SOUZA SILVA
Pároco da Basílica de Nossa Senhora da Penha

Endereço

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Mapa da localização

Secretaria

Seg. a Sex.:  8h30 às 17h30
Sábado: 8h30 às 15h30
(domingos e feriados fechada)

Contato

Fone: (11) 2295-4462