“Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (At 2,42).

Entramos, irmãos e irmãs, no Tempo Pascal. Após termos celebrado a Páscoa da Ressurreição, reviveremos,
através da Liturgia, os primeiros passos da Igreja que, após o Pentecostes, se fez missão: anúncio da Boa Nova
para todos os povos.

Os Atos dos Apóstolos registram a caminhada da Igreja nascente e se pode perceber como ela é conduzida pelo Espírito no anúncio de Cristo, crucificado e ressuscitado. O Espírito Santo é, de fato, o protagonista da missão da Igreja, a qual não existe em função de si mesma, mas para evangelizar. Ali, nos Atos, podemos perceber como as pessoas se convertem e aderem a Cristo e, por meio do Batismo, tornam-se membros de seu Corpo: a comunidade dos fiéis.

Em At 2,42 encontramos uma síntese da vida dos primeiros cristãos: “Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações”. E ainda: “Perseverantes e bem unidos, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão pelas casas e tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que eram salvas” (At 2,46-47).

Esta comunidade serve de paradigma, isto é, de referência para a Igreja de todos os tempos, a qual deve ser
perseverante na escuta da Palavra, na comunhão e unidade, na Eucaristia e oração, para poder anunciar ao mundo que Jesus venceu o pecado, o mal e a morte e que, por Ele e com Ele, também nós venceremos!

Neste tempo pascal intensifiquemos, portanto, nossa oração pela unidade da Igreja e pela missão de
anunciar o Evangelho a todos. Mas não nos restrinjamos somente à oração. Façamos a nossa parte na busca da
comunhão com os irmãos e irmãs por meio da fraternidade e do perdão; façamos da nossa vida, com o auxílio do Espírito Santo, um testemunho vivo do Evangelho que salva, que vence o pecado, o mal e a morte. Empenhemo-nos no testemunho de Cristo com alegria e simplicidade de coração.

Interessante perceber também que o livro dos Atos dos Apóstolos não possui um epílogo, um final... E isto é de
propósito: a intenção do autor sagrado, provavelmente, é mostrar que ele continua, de certo modo, a ser escrito. Em outras palavras, a missão da Igreja, a missão dos apóstolos, continuará ao longo das gerações e hoje continua por meio de nós. Anunciemos a todos, portanto, a alegria do Evangelho!

Vale a pena perseverar na fé, esperança e caridade, pois Jesus ressuscitou e está vivo no meio de nós! E Ele nos anima: “No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33 )

SECRETARIA PAROQUIAL

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30
Sábado: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 16h00
A secretaria está fechada aos domingos e feriados

ENDEREÇO

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Telefone: (11) 2295-4462