html5 templates

“Queridos irmãos e irmãs, a paz de Cristo Ressuscitado!

Quero destacar, neste mês de fevereiro, algumas celebrações que são importantes para o alimento de nossa fé e caminhada cristã. A primeira delas é a APRESENTAÇÃO DO SENHOR, dia 02. Esta celebração nos remete àquele dia em que São José e Maria Santíssima foram ao Templo para apresentar Jesus e para oferecerem o sacrifício de resgate pelo filho, conforme mandava a lei mosaica. É o verdadeiro Templo de Deus entre os seres humanos sendo apresentado ao Pai, pois n’Ele Deus habitou entre nós! Esta festa lembra-nos que somos também templos de Deus pelo Espírito e aqui há um chamado a vivermos de tal modo que não contristemos o Espírito Santo que habita em nós (cf. Ef 4,30), isto é, que vivamos segundo o mesmo Espírito na fidelidade a Deus e sua Palavra e firmes no mandamento do amor.

No dia 11, a Igreja recorda NOSSA SENHORA DE LOURDES que se manifestou a Bernadete Soubirous na França do século XIX. Nossa Senhora se manifesta para chamar-nos à conversão e à oração, para que voltemos nossos corações ao seu Filho Jesus. Ela escolhe uma menina simples e humilde para lhe revelar mistérios tão grandes! De fato, Ela já havia dito que Deus derruba do trono os poderosos e eleva os humildes (cf. Lc 1,52). Deus tem seu olhar de amor e misericórdia voltado para todos, mas de modo especial para os pequenos e pobres, para os que sofrem e precisam de sua graça. Em Lourdes, muitos foram aqueles que alcançaram a cura de seus males físicos, mas maior ainda foi o número daqueles que se converteram e passaram a viver uma vida em comunhão com Cristo. E neste mesmo dia em que celebramos Nossa Senhora de Lourdes, comemoramos também o 28º DIA MUNDIAL DO ENFERMO. Quero destacar aqui alguns trechos da mensagem do Papa Francisco por ocasião deste dia:

Estas palavras ditas por Jesus – «vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos» (Mt 11, 28) – indicam o caminho misterioso da graça, que se revela aos simples e revigora os cansados e exaustos. Tais palavras exprimem a solidariedade do Filho do Homem, Jesus Cristo, com a humanidade aflita e sofredora. Há tantas pessoas que sofrem no corpo e no espírito! A todas, convida a ir ter com Ele – «vinde a Mim» –, prometendo-lhes alívio e recuperação.
(...) No XXVIII Dia Mundial do Doente, Jesus dirige este convite aos doentes e oprimidos, aos pobres cientes de dependerem inteiramente de Deus para a cura de que necessitam sob o peso da provação que os atingiu. A quem vive na angústia devido à sua situação de fragilidade, sofrimento e fraqueza, Jesus Cristo não impõe leis, mas, na sua misericórdia, oferece-Se a Si mesmo, isto é, a sua pessoa que dá alívio.
(...) Neste XXVIII Dia Mundial do Doente, penso em tantos irmãos e irmãs de todo o mundo sem possibilidades de acesso aos cuidados médicos, porque vivem na pobreza. Por isso, dirijo-me às instituições sanitárias e aos governos de todos os países do mundo, pedindo-lhes que não sobreponham o aspeto econômico ao da justiça social. Faço votos de que, conciliando os princípios de solidariedade e subsidiariedade, se coopere para que todos tenham acesso a cuidados médicos adequados para salvaguardar e restabelecer a saúde. De coração agradeço aos voluntários que se colocam ao serviço dos doentes, procurando em não poucos casos suprir carências estruturais e refletindo, com gestos de ternura e proximidade, a imagem de Cristo Bom Samaritano.
À Virgem Maria, Saúde dos Enfermos, confio todas as pessoas que carregam o fardo da doença, juntamente com os seus familiares, bem como todos os profissionais da saúde. Com cordial afeto, asseguro a todos a minha proximidade na oração e envio a Bênção Apostólica .


O início da QUARESMA se dará dia 26, com a celebração da imposição das CINZAS. A Quaresma é um tempo de graça, propício para reavivarmos a chama de nossa fé, renovarmos o nosso compromisso batismal, convertermo-nos ao Senhor, praticando o jejum, a esmola e a oração. O convite dirigido a nós pelo Senhor, por meio da Igreja, é este: “Convertei-vos e crede no Evangelho!”. Reconhecendo nossa fraqueza e nossa pequenez, nos abrimos à graça salvadora de Deus em Cristo e nos preparamos para celebrar o Mistério Pascal de Cristo. A Páscoa é passagem da morte para a vida, e os que ressuscitaram com Cristo são chamados a buscar as coisas do alto (Cl 3,1) e a viver neste mundo como Cristo que passou fazendo o bem (cf. At 10,38). Durante a Quaresma, como meio para vivermos melhor a dimensão social de nossa fé – o testemunho da caridade – a Igreja do Brasil nos propõe a Campanha da Fraternidade, este ano com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). No cartaz da Campanha a Ir. Dulce dos pobres evoca aquele testemunho esperado de cada cristão que vê no irmão pobre e sofredor o rosto de Cristo que nos pede acolhida. Vale a pena recordar que há já muitas iniciativas em nossa paróquia neste sentido, tais como o SASP, o Café da Manhã dos Pobres na Igreja do Rosário, o trabalho social e de evangelização realizado duas vezes no mês na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, além do trabalho desenvolvido pela Comunidade “Voz dos Pobres” e pela “Missão Belém”, além da Obra Social “Dom Legal” da Comunidade Eucaristós. Que vivamos bem a Quaresma e procuremos pôr em prática o que o refrão do Hino da Campanha nos diz:

“Peregrinos, aprendemos nesta estrada o que o “bom samaritano” ensinou:
Ao passar por uma vida ameaçada, Ele a viu, compadeceu e cuidou”.
(Cf. Lc 10,33-34)


Que a Virgem da Penha, nossa Mãe e Padroeira, nos ajude com sua intercessão a vivermos bem este tempo quaresmal para deixarmos que aconteça a Páscoa de Cristo em nossa vida e a nossa vida esteja mergulhada na Páscoa de Cristo!
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-01/mensagem-do-papa-francisco-para-28-dia-mundial-do-doente.html (acessado em 21/01/2020).

Pe. EDILSON de SOUZA SILVA
Pároco da Basílica de Nossa Senhora da Penha 

SECRETARIA PAROQUIAL

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30
Sábado: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 16h00
A secretaria está fechada aos domingos e feriados

ENDEREÇO

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Telefone: (11) 2295-4462