free html templates

A graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos!

Queridos irmãos e irmãs de nossa Paróquia, estamos no mês de julho, mês em que nos alegramos pela festa de São Pedro e São Paulo, apóstolos. Pedro, o escolhido para presidir os irmãos na caridade, confirmar na fé o rebanho do Senhor e exercer o poder das chaves com misericórdia e amor; Paulo, o grande apóstolo dos gentios, cheio de vigor e ardor missionário, escolhido pelo Senhor para conduzir as nações ao Evangelho.

Outros apóstolos também são comemorados neste mês: São Tomé e São Tiago. Cada vez que celebramos a festa dos apóstolos, celebramos as origens de nossa Igreja, a qual é apostólica, isto é, firmada sobre o alicerce dos apóstolos e tendo Cristo como pedra angular. Além disso, a Igreja lembra aos seus filhos e filhas que todos somos chamados por Deus a ser também apóstolos, ou seja, “enviados” em missão para anunciar Jesus Cristo na força do Espírito.

No Evangelho Cristo nos diz: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16,15). Assim devemos, por palavras e exemplos, ser sal e luz na família, no trabalho, na escola e no mundo. Recordando São Pedro, recordamos também aquele que é hoje o seu sucessor, o Papa Francisco, pelo qual devemos rezar, pois sua missão é muito exigente. Ele precisa da força e da luz do Espírito Santo para continuar firme como sinal visível de unidade e comunhão na Igreja.

No dia 14 de julho celebramos a memória de um grande homem e grande santo – São Camilo de Lelis. Com muita coragem e disposição pôs-se a serviço dos doentes na Europa, num período em que a peste devastava populações inteiras. Movidos por seu exemplo, muitos outros passaram a servir a Deus na pessoa dos irmãos enfermos. Esta comemoração nos faz refletir sobre o dever que temos para com os irmãos doentes: a visita, a caridade, a oração. Jesus colocou que está presente nos enfermos (Mt 25,35-40) e Paulo nos lembra:
“Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Tende a mesma estima uns pelos outros, sem pretensões de grandeza, mas sentindo-vos solidários com os mais humildes: não vos deis ares de sábios”. (Rm 12,15).

Em 26 de Julho celebramos a festa de Santa Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e, portanto, avós de Jesus. Aqui nos é trazida à memória a importância do respeito aos idosos, são pessoas que merecem nossa estima e respeito, sobretudo pelo fato de trazerem consigo a sabedoria de seus anos de vida. Este dia é também o dia dos avós e como será bom vermos nossos anciãos respeitados pelas nossas famílias e nossa sociedade. Possamos nós, cristãos, dar o exemplo, refutando com coragem a cultura do descartável e do consumismo, onde só valem os que podem produzir e consumir. Nós cremos que o ser humano vale pela dignidade que possui como imagem e semelhança de Deus. A vida de todo e qualquer ser humano tem grande valor aos olhos de Deus, pois é Ele quem concede esse dom tão precioso a todos.

Meus queridos, que Deus nosso Pai, nos ajude a viver atentos à sua Palavra, em comunhão com Ele e com os irmãos, e que Maria, nossa Mãe e Padroeira da cidade de São Paulo, nos ensine a sermos sempre fiéis ao seu Filho Jesus, fazendo tudo o que Ele nos disser (cf. Jo 2,5).

Um abraço fraterno em Cristo e que Deus sempre os abençoe.

Pe. EDILSON de SOUZA SILVA
Pároco da Basílica de Nossa Senhora da Penha

SECRETARIA PAROQUIAL

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30
Sábado: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 16h00
A secretaria está fechada aos domingos e feriados

ENDEREÇO

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Telefone: (11) 2295-4462