best website templates

Monsenhor Carlos de Souza Calazans

Durante 43 tivemos a graça da presença em nosso meio do Monsenhor Carlos de Souza Calazans. Nascido em 02 de julho de 1935, filho de Sebastião Camargo Calazans e dona Eulália Mendonça de Souza Calazans, e o 3º de sete irmãos. Foi batizado no dia 05 de agosto do mesmo ano na Igreja de Santa Cecília, fez a Primeira Eucaristia na Igreja São José do Jd. Europa. Foi crismado na Igreja Nossa Senhora do Brasil. Seus primeiros estudos foram no Externato Elvira Brandão e G. E. Godofredo Furtado. No Colégio São Bento fez o ginásio e o colegial. No final do colegial despertou nele a vocação sacerdotal e com isso fez um ano de adaptação no então Seminário Cura D’Ars, na Freguesia do Ó. Depois foi para o Seminário Maior do Ipiranga (1º ano de Filosofia), os dois anos restantes fez em Aparecida e após este período retornou para o Ipiranga onde fez os quatro anos de Teologia. Ordenou-se sacerdote em 08 de dezembro de 1964 e teve sua primeira nomeação como coadjutor da Catedral da Sé em 1965. No ano seguinte foi nomeado vigário substituto da Igreja Nossa Senhora do Brasil. Em 1967, foi nomeado pároco da Igreja São João Evangelista da Casa Verde. Monsenhor Carlos de Souza Calazans, a convite de Dom Paulo Evaristo Arns assumiu a função de vigário da então Paróquia de Nossa Senhora da Penha em 05 de maio de 1974, juntamente com padre João Carlos e Padre João Maria Pinheiro em substituição ao Cônego Ruy Amaral Melo.
Nestes 43 anos nos liderou e participou conosco em várias realizações da nossa paróquia e obras de nossa comunidade, tais como: a construção da Casa Paroquial; dois amplos salões de esportes; os prédios do velório e da atual catequese, instalou a secretaria paroquial, a livraria e a sala de reuniões dentro da Basílica; reformou o salão de festas (atualmente com duas opções de disponibilidade); deu prosseguimento e concluiu várias obras do novo templo (Basílica), tanto na parte externa como na parte interna, onde podemos destacar o piso, nova iluminação e sonorização, a instalação do Presépio Permanente e do Calvário (este transferido da Igreja do Rosário), a instalação em 20 de outubro de 1983 do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro benzido pelo papa Pio X e que se encontrava desde 1944 no antigo Santuário (atual Santuário Eucarístico Diocesano), a colocação de duas grandes imagens de São José e do Sagrado Coração de Jesus nos altares laterais da Basílica, a instalação dos vitrais com motivos religiosos no altar mor, a instalação de bancos e a finalização das torres da Basílica.
Uma de suas maiores obras foi a reconstrução e reforma do antigo Santuário de Nossa Senhora da Penha (atual Santuário Eucarístico Diocesano), que devido a fortes chuvas de setembro de 1983 aconteceu o desabamento da torre e de uma parede lateral. Para evitar demolição foi formada uma comissão tendo como presidente de honra o Mons. Calazans e presidente executivo o Dr. Marco Antonio Lacava, que assumiu a responsabilidade civil e criminal pela conservação e preservação do antigo Santuário. Finalmente após a entrega do prédio totalmente reformado em 07 de setembro de 1986, o Mons. Calazans mandou colocar em seu recinto grades de ferro nas laterais onde se situam a Capela do SSmo. e o antigo Batistério, promoveu a instalação do velário em lugar apropriado na entrada no lado direito, sendo que no lado esquerdo da entrada se encontra a lojinha de artigos religiosos.
Todas essas realizações, já seriam suficientes para gravar eternamente o seu nome na história desta Paróquia. Porém de uma forma bem especial recordou-nos como é difícil ser um cristão autêntico, nos dias atuais, e exortou-nos a conhecer, praticar e preservar os rituais e mandamentos da Igreja, em nossa vida cotidiana , e nos encorajou para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho. Nossa comunidade recebeu durante esses 43 anos, um valioso tesouro e podemos afirmar com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve um grande pároco. Sua presença entre nós foi e sempre será, certamente, um presente de Deus. Contudo, não haverá uma despedida, jamais vamos nos esquecer, mas sim sempre agradecer e rezar para que o Senhor continue sua missão divina... Muito obrigado, Monsenhor Calazans, por tudo o que fez pela nossa comunidade... E que Deus, na sua infinita bondade, e sua Mãe Nossa Senhora da Penha, em todos os momentos sempre vos abençoe.
FONTE: Santuário de Nossa Senhora da Penha – Sua história, seus sacerdotes e sua gente – Hedemir Linguitte/1989 (p.158~160)

PUBLICADO NA EDIÇÃO 233-SANTUARIO DA PENHA jan2018 

SECRETARIA PAROQUIAL

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30
Sábado: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 16h00
A secretaria está fechada aos domingos e feriados

ENDEREÇO

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Telefone: (11) 2295-4462