Queridos irmãos e irmãs, a paz de Cristo!

O mês de agosto é dedicado às vocações. Vocação é chamado e, neste caso específico, chamado de Deus para uma especial missão. No dia 04 de agosto, dia de São João Maria Vianney, e no primeiro domingo do mês, nós rezamos de modo especial pelos padres, e devemos sempre pedir que Deus desperte no coração de nossos jovens este chamado, pois Jesus nos mandou pedir operários para a Messe, que é grande!

No dia 14 de agosto (2º Domingo), nós rezaremos pelos pais e, neste ano, segundo as inspirações da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (2ª semana de agosto), cujo tema é “Amor familiar, vocação e caminho de santidade!”, destaca-se o papel dos pais e mães como educadores para o amor e a santidade. Que Deus abençoe nossas famílias e faça delas verdadeiras igrejas domésticas onde se aprende a seguir Jesus, praticar o mandamento do amor e crescer na santidade!

A vida consagrada é um dom de Deus para a Igreja e o mundo. Por meio da consagração da vida a Jesus através das virtudes da pobreza, castidade e obediência, os religiosos e religiosas tornam-se imagens da nova humanidade redimida que tem como seu tesouro o Reino dos Céus e, livres para amar a todos, se colocam a serviço dos irmãos vivendo o Evangelho com especial radicalidade. Rezemos, neste terceiro Domingo de agosto, para que nunca falte à Igreja estas santas vocações!

Todo batizado é também um evangelizador e, neste sentido, a Igreja reza, no quarto Domingo de agosto, de modo especial pelas vocações leigas para o serviço da Comunidade cristã e para o testemunho do Evangelho em meios às realidades temporais, ou seja, o testemunho dos fiéis cristãos nas realidades terrenas sendo sal, fermento e luz na sociedade! Que Deus desperte no coração de todos os batizados e batizadas a consciência de seu papel na construção do Reino de Deus! Em meio às vocações leigas, destacamos a missão do(a) catequista, elevado à categoria de ministério leigo. Agradecemos de coração aos irmãos e irmãs que exercem esta missão em nossa paróquia e pedimos a Deus que desperte mais vocações para este ministério.

Por fim, queridos irmãos, trato da celebração da NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA DA PENHA, PADROEIRA CIVIL DA CIDADE DE SÃO PAULO. Nossa novena se inicia no dia 30 de agosto e vai até o dia 07 de setembro. No dia 08 celebramos a Festa de nossa padroeira com alegria e fervor! A programação da Novena está nesta edição de nosso jornal e também em nosso site (www.basilicadapenha.com.br) e página de nosso Facebook (https://pt-br.facebook.com/basilicadensradapenhasp).

Este ano o tema da Novena é: “MARIA, CONSOLADORA DOS AFLITOS”. Esta é a 40ª invocação à Nossa Senhora na sua Ladainha. A escolha deste tema tem relação com o momento que atravessamos, no qual muitas pessoas ainda sofrem com a pandemia ou suas sequelas, sejam físicas, sejam econômicas, além de tantos conflitos, guerras e situações de penúria pelas quais tantos irmãos e irmãs passam ao redor do mundo. Em meio a tudo isso nossa Mãe, Maria santíssima, está sempre a interceder por nós e a manifestar a ternura e o consolo que vem de Deus, através de seu bendito Filho Jesus. Esta é a razão pela qual nós pedimos: consoladora dos aflitos, rogai por nós!

O lema é tirado da 2Cor 1, 3-4 e diz: “Bendito seja Deus (...); ele nos consola em todas as nossas tribulações, para nos tornar capazes de consolar todos os que estão na tribulação, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus” . O propósito é buscarmos seguir o exemplo de Maria que, confortada sempre por Deus, em quem acreditou, permaneceu firme em meio às provações e angústias, estando sempre atenta às necessidades do próximo. Queremos, nesta novena, pedir a intercessão de nossa Mãe para que, consolados por Deus através dela, nós também possamos ser portadores de esperança e instrumentos para consolar, fortalecer e animar a todos os que se encontram em aflição, sofrimento e angústia. Faça o propósito de participar de todos os dias da novena, no horário que lhe for mais conveniente, e esteja na Procissão e nas missas que acontecerão no dia 08 de setembro!

Além da NOVENA, também teremos a nossa QUERMESSE, após dois anos sem poder realizá-la. Será nos dias 20, 21, 27 e 28 de agosto e nos dias 03, 04; 07 e 08 de setembro. Participe, contribua com sua comunidade, e traga sua família!

Deus os abençoe e nos permita realizar a nossa festa de Nossa Senhora da Penha com alegria e fervor, para honrarmos nossa Mãe e glorificarmos o seu Filho Jesus! 

SECRETARIA PAROQUIAL

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30
Sábado: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 16h00
A secretaria está fechada aos domingos e feriados

ENDEREÇO

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Telefone: (11) 2295-4462