O mais certo é apresentar nosso Dízimo onde temos nossa vida social, naquela Igreja que fica mais perto de nossa casa. Muitos levam para Comunidades, que precisam menos deixando carente sua própria Comunidade. É aconselhável repensar isto. Se o Dizimista tem atividades religiosas na outra Comunidade, se è lá que ajuda também nos trabalhos de Evangelização, ai teria sentido levar seu Dizimo para lá. Mas para a maioria isto não é verdade. Muitos levam o Dizimo para outra Comunidade, porque vé là uma melhor estrutura, Igreja maior, mais pessoas trabalhando, tem Padre, tem Missa, e até porque a igreja é mais bonita do que a de sua Comunidade.
Sendo assim, seria melhor deixar na Igreja que fica mais perto de sua casa, esta ainda não tem o que a outra já conquistou. E tem mais: além de ser Dizimista, poderia se integrar para ajudar a construir o que falta na igreja de seu bairro. Enfim, um Dizimo bem administrado funciona como uma via de mão dupla, pols "Quem semeia com mesquinhez, com mesquinhez há de colher, quem semeia com generosidade, com generosidade há de colher" (2Cor 9,6) "Cada um colherá aquilo que tiver plantado" (Gl 6,7). Se todos os Católicos entregarem o Dizimo no altar da igreja que fica mais perto de sua casa, vai demorar menos para que ela possa crescer e ficar como já estão as outras que têm mais tempo de existência. Só é aceitável levar o Dizimo para outra Comunidade, quem esteja integrado por lá, participando dos trabalhos Missionários. Mesmo estes, deveriam pensar se não estão fazendo mais falta na Igreja de sua Comunidade. Temos ainda os que moraram na outra Comunidade por muitos anos, embora nunca tenham participado dos trabalhos Missionários, têm lá suas raízes. Temos que admitir ser esta uma boa razão, até que se integrem na Comunidade que estão morando.
Alguns dividem o Dizimo com as duas Comunidades, Um casal combinou que o marido levaria para a nova Comunidade e a esposa para a Igreja, onde haviam morado durante muitos anos. A maioria vai, aos poucos, se integrando: é uma questão de acolhida. Se mudamos para uma Comunidade e ninguém nota que estamos presentes, fica mais difícil nossa integração. Sempre aconselho os Missionários a visitarem o irmão que esta levando seu Dizimo para outra Comunidade, porém respeitando sua decisão final. A maioria acaba concordando que é mais prático, e mais fácil frequentar a igreja que fica mais perto de sua casa. Bom mesma e quando descobrem que podem até ajudar na Evangelização da Comunidade. Ai a vida ganha novo sentido.