SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria é muito presente na vida dos católicos que neste mês de junho celebram com piedade estas devoções. Acima de tudo a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, no dia 24 de junho, sexta-feira celebra nosso Senhor Jesus Cristo e seu imenso amor que transborda do seu Sagrado Coração para a humanidade. Na liturgia está presente no período do Tempo Comum, a segunda sexta-feira após o Corpus Christi. O Papa Leão XIII, em 1889, a pedido da Beata Maria do Divino Coração, tornou universal essa santa devoção. Esta devoção teve início a partir do apostolado de uma santa francesa chamada Maria Margarida Alacoque (1647-1690), que reuniu um grupo de pessoas para propagar a consagração ao Sagrado Coração de Jesus, cuja motivação se deu por conta de duas experiências místicas que teve diante do Santíssimo Sacramento, o qual o Senhor apresenta seu coração ferido por uma espada e lhe exprime essa mensagem: Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor. [...] Prometo-te pela minha excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refúgio seguro nessa última hora.

A santa francesa sentindo-se inspirada em levar ao mundo essa devoção apresentou as 12 promessas feitas por nosso Senhor, para quem realiza-se tal exercício: 1- Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida. 2- Estabelecerei a paz nas famílias. 3- Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração. 4- Hei de consolá-los em todas as dificuldades. 5- Serei o seu refúgio durante a vida, e em especial durante a morte. 6- Derramarei bênçãos abundantes sobre seus empreendimentos. 7- Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração, uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia. 8- As almas tíbias (tímidas e vacilantes na fé) tornar-se-ão fervorosas. 9- As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição. 10- Darei aos sacerdotes o poder de tocar nos corações mais empedernidos. 11- Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Sagrado Coração, e dele nunca serão apagados. E a grande promessa:12- Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo Poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.

Já a devoção ao Imaculado Coração de Maria, cujo coração está intimamente ligado ao seu Filho Jesus, foi iniciada pela portuguesa Beata Alexandrina de Balazar (1904-1955) que, partindo, também, de uma experiência mística, recebeu a mensagem de Nosso Senhor para que os homens fizessem sua consagração ao Imaculado Coração de Maria, visão ocorrida após o período das aparições em Fátima, cuja tal devoção também foi apresentada por Maria aos pastorinhos, irmã Lúcia contava que Nossa Senhora disse: "...para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração”. Essa devoção, oficializada pelo Papa Pio XII, realizando no dia 31 de outubro de 1942 o ato de Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria em uma Solenidade, cresceu e tornou-se tão especial que hoje é muito presente na vida dos fiéis católicos, não é à toa a presença das imagens do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria nas casas de muitos devotos. A seguir a oração de Consagração ao Imaculado Coração de Maria.

“Ó Coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o Vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós Vos amamos infinitamente! Imprimi nos nossos corações o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, Vós que tendes um Coração suave e humilde lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio de Vosso Imaculado e Materno Coração, sejamos curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade de Vosso Materno Coração e nos convertamos por meio da chama do Vosso Coração. Amém”.

FONTES: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sagrado-coracao-de-jesus/56/102/ (+) Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-imaculado-coracao-de-maria/463/102/
Ilustração: https://www.facebook.com/sagradocjm/ 

SECRETARIA PAROQUIAL

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30
Sábado: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 16h00
A secretaria está fechada aos domingos e feriados

ENDEREÇO

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Telefone: (11) 2295-4462